Releitura da novela Sassaricando, escrita por Silvio de Abreu entre 1987 e 1988, com personagens inéditos, contextos, perfis e tramas diferentes e atualizados.
“Além de fazer uma homenagem à São Paulo moderna, estou criando uma nova versão para uma de minhas novelas favoritas. Sassaricando já trazia em seu DNA essa mistura tão contemporânea que queríamos mostrar. Embora alguns personagens mantenham os nomes, interagem com outros novos e enfrentam os dilemas dos dias de hoje, o que nos permite contar a história de uma nova forma”, ressaltou o autor, Daniel Ortiz, pupilo de Silvio de Abreu.
“Eu sempre quis escrever uma novela sobre São Paulo que mostrasse esse mosaico de culturas que existe na cidade. Você tem bairros chiques do lado de comunidades, shoppings com grifes internacionais ao lado de comércios populares, tradição italiana, japonesa, árabe. Então, eu queria fazer alguma coisa vibrante nesse sentido.
Sassaricando foi uma novela que me marcou muito. Comecei a assistir novelas por causa do Silvio, com Jogo da Vida (1981), mas a novela que eu vi e que, a partir dali, decidi que queria escrever, foi Sassaricando. Tenho uma conexão muito forte com essa obra. Tenho ela gravada em VHS até hoje. Pra mim, é um sonho poder reviver personagens como Tancinha, Apolo e Fedora, que ficaram na minha memória e foram tão importantes para a definição de toda a minha carreira.”
“A principal atualização em Haja Coração é que agora o destaque está no casal Tancinha e Apolo. A trama de Aparício Varela continua, e com força, mas o protagonismo passa para o núcleo jovem. Além disso, vamos brincar com o vício pelas redes sociais, como isso afeta o dia a dia das pessoas. A personagem de Tatá Werneck, Fedora Abdala, é completamente fascinada por redes sociais e quer ser a mulher mais seguida do Brasil. Ela está sempre postando fotos e vídeos e compete com uma blogueira (…) Outra atualização é a da personagem Leonora Lammar, agora interpretada pela Ellen Rocche. Leonora será uma ex-BBB eliminada na etapa da casa de vidro. Haverá ainda um cachorrinho na história, o Tito, que vai transitar no núcleo da vila, onde vivem as famílias de Tancinha e Apolo”, completou Daniel.
A estreia de Haja Coração foi sendo protelada devido ao sucesso da trama anterior, Totalmente Demais. Num caso raro entre as novelas da Globo, o último capítulo de Totalmente Demais será exibido numa segunda-feira (30/05/2016), para evitar o feriadão de Corpus Christi (em que há fuga de telespectadores). Sendo assim, Haja Coração estreia na terça-feira (31/05), enquanto a reprise do último capítulo de Totalmente Demais será na terça à tarde, no Vale a Pena Ver de Novo.
Da mesma forma, a concorrente no horário na Record, a novela Escrava Mãe, também teve sua estreia adiada para não bater de frente com o último capítulo de Totalmente Demais, e assim, estreia na terça-feira (dia 31), concorrendo diretamente com a estreia de Haja Coração.
Os autores de Totalmente Demais (Rosane Svartman e Paulo Halm) e de Haja Coração (Daniel Ortiz) bolaram um crossover entre suas tramas. Como forma de apresentar a nova novela da sete, a personagem Fedora Abdala, de Tatá Werneck, aparece no último capítulo de Totalmente Demais, contracenando com os personagens desta novela.
Durante um mês, a equipe da novela gravou cenas e captou imagens em pontos importantes da capital paulista, como a Avenida Paulista, onde Fedora (Tatá Werneck) vai, literalmente, parar o trânsito, e a cobertura do Edifício Copan, cenário perfeito para que Leozinho (Gabriel Godoy) envolva Fedora , que fica fascinada com toda a vista da cidade de São Paulo. Também foram gravadas sequências no Vale do Anhangabaú e no Mirante Nove de Julho.
Para as cenas que se passam em frente à mansão Abdala, foi utilizado como locação o Palácio dos Cedros, no Ipiranga. A construção, inaugurada em 1923, abrigou a família do imigrante libanês Basílio Jafet. O nome do local faz referência ao jardim que circunda a residência, ornamentado por cedros, vegetação típica da região libanesa. O projeto arquitetônico do palácio mescla os estilos oriental, clássico e barroco.
Após um mês gravando em São Paulo, a equipe seguiu os trabalhos no Rio de Janeiro. Na cidade cenográfica construída nos Estúdios Globo, estão representadas as regiões paulistas da Mooca e da Vila Madalena, cenários por onde transitarão os dois núcleos principais da novela: a família de Tancinha e os Adbala, donos do complexo gastronômico e cultural Grand Bazzar.
No espaço que representa a Vila Madalena, um dos destaques é a fachada do Grand Bazzar.
“Minha inspiração para a criação desse cenário foi a obra do arquiteto francês Jean Nouvel, responsável pela construção do Instituto do Mundo Árabe, em Paris”, afirmou Juliana Carneiro, cenógrafa da novela, explicando que os cenários dos Abdala têm referências com as origens árabes da família.
Ainda na Vila Madalena, foram montados restaurantes, bares, uma livraria e uma boate, reproduzindo points da vida noturna e cultural da cidade.
No ambiente que retrata a Mooca, o destaque é a feira onde Tancinha (Mariana Ximenes) trabalha com sua mãe, Francesca (Marisa Orth), e com as irmãs, Carmela (Chandelly Braz) e Shirley (Sabrina Petraglia). Barracas de verdade, com caldo de cana, pastel e frutas foram montadas na cidade cenográfica. Um botequim, que serve de ponto de encontro dos personagens, também foi construído no local.
“Por ser uma novela leve, queríamos mostrar um subúrbio mais romântico, colorido. Fiz uma pesquisa em São Paulo buscando referências e trouxe um pouco dessa lembrança de vizinhança onde as pessoas se sentam do lado de fora das casas para conversar”, disse Claudio Duque, que também assina a cenografia da novela.
Como toda patricinha que se preze, Fedora não economiza na hora de se vestir.
“O estilo da personagem foi construído com um conceito lúdico de princesa. Como sua origem é libanesa, começamos a pensar o que seria esse mix de influências. Nas cores, nas joias, nos brilhos. Criamos um visual bem pop, inspirado em estrelas internacionais. Seu closet é composto por peças inusitadas e nada naturalistas, como plumas e peles. Ela também terá uma marca que remete ao universo pop: um brinco de estrela”, contou a figurinista Alessandra Barrios.
Tito, o cãozinho xodó dos moradores da vila onde Tancinha (Mariana Ximenes) e Apolo (Malvino Salvador) moram, vira protagonista de uma ação na internet. O mascote ganhou uma versão animada para crianças numa parceria entre GShow e Som Livre. Para o lançamento da novela, foi desenvolvido uma série de clipes, batizada de Tito Cachorrinho e sua Turma, com música e coreografia. Produtos licenciados também fazem parte do projeto.
Para a construção do universo onde o cão vai circular na animação, cenários similares aos da novela foram criados a partir de uma pesquisa feita sobre a trama e os personagens que interagem com ele – já que ele recebe cuidados de toda a vizinhança.
Enquanto na TV Tito vive em meio a adultos, no desenho animado ele será um filhote e terá a companhia de outros bichos como a gata Mimi, a ave Bem-Te-Vilson e um grilo fêmea, a Griladinha. O quarteto de animais dança, pula e faz a coreografia de uma música composta por uma equipe da Som Livre e gravada pela cantora gaúcha Francine Porto. Para reforçar a conexão entre o cão da dramaturgia e o do desenho, um elemento comum foi escolhido: ambos usam uma coleira com um guizo no pescoço. O clipe estreia em um canal da Som Livre no YouTube, além de estar no GShow e no Globo Play. O Gshow ainda vai oferecer diversos conteúdos sobre o Tito, como bastidores de gravações do cachorro da novela, making of da criação do desenho e da música etc.
Alguns personagens e seus intérpretes das duas novelas, Sassaricando e Haja Coração: Tancinha (Cláudia Raia/Mariana Ximenes), Apolo (Alexandre Frota/Malvino Salvador), Beto (Marcos Frota/João Baldasserini), Fedora (Cristina Pereira/Tatá Werneck), Leonardo Raposo (Diogo Vilela/Gabriel Godoy), Aparício Varela (Paulo Autran/Alexandre Borges), Rebeca (Tônia Carrero/Malu Mader), Penélope (Eva Wilma/Carolina Ferraz), Leonora (Irene Ravache/Ellen Roche), Teodora Abdala (Jandira Martini/Grace Gianoukas), Aprígio/Agilson (Laerte Morrone/Marcelo Médici), Lucrécia (Maria Alice Vergueiro/Cláudia Jimenez), Camila (Maitê Proença/Ágatha Moreira), Guel/Giovanni (Edson Celulari/Jayme Matarazzo), Aldonza/Francesca (Lolita Rodrigues/Marisa Orth), Ricardo/Guido (Carlos Zara/Werner Schünemann), Adonis (Rômulo Arantes/José Loreto), Isabel/Carmela (Angelina Muniz/Chandelly Braz), Juana/Shirley (Denise Milfont/Sabrina Petráglia), Tadeu/Henrique (Roberto Bataglin/Nando Rodrigues), Ariovaldo (Marco Miranda/Duda Mamberti), Dinalda (Stella Freitas/Renata Augusto).