Quantcast
Channel: Nilson Xavier – Teledramaturgia
Viewing all articles
Browse latest Browse all 295

Lever no Espaço

$
0
0

Sinopse

Seres extra-terrestres vêm de Verúnia, planeta de uma outra galáxia, inabitável após várias guerras nucleares, para a Terra, que consideram um paraíso, a fim de dar uma mãozinha quando um cometa nos ameaça.

Os verunianos fornecem tecnologia e montam uma base lunar para negociar com os habitantes da Terra que, em troca, teriam apenas de esforçar-se para salvar o planeta. A cada episódio, grupos armamentistas lutavam contra o acordo Verúnia-Terra funcionando como vilões.

Tupi – 20h
estreia: 12 de janeiro de 1957

série semanal com 23 episódios
escrita por Mário Fannucchi
direção de Cassiano Gabus Mendes
coordenação de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho

LIMA DUARTE – Geraldo Gomes
BEATRIZ SEGALL
MÁRIO SÉRGIO
DIONÍSIO AZEVEDO
JAYME BARCELLOS
TURÍBIO RUIZ
ROGÉRIO MÁRCICO
RAFAEL GOLOMBECK
PERCY AIRES – Ricardo
MARLY BUENO – Carmem
HENRIQUE MARTINS
FÁBIO CARDOSO
LUÍS ORIONI
ARAKEN SALDANHA
ALVES TEIXEIRA
A primeira série de ficção científica da TV brasileira. Lever no Espaço foi uma série única da experimental TV ao vivo.
O programa durou seis meses, ia ao ar ao vivo aos sábados, às oito da noite. Era semanal e teve 23 episódios de meia hora cada.

O elenco era encabeçado por Lima Duarte, como protagonista, e Beatriz Segall no papel da heroína alienígena, que usava uma roupa de plástico cinza-prateada e uma enorme peruca branca. E havia ainda um robô.

A série foi patrocinada pela Lever (daí seu título), cuja conta era agenciada pela Lintas (Lever International Advertising System).

José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, que então trabalhava para a Lintas na época, comenta sobre Lever no Espaço em seu Livro do Boni:
“(…) surgiu uma ideia baseada no que o Orson Welles havia feito na rádio americana, com A Guerra dos Mundos, de H. G. Wells.”.

Cenas externas com detalhes de rua eram filmadas em 16 milímetros e inseridas durante a exibição. Só o cenário custou 90 mil cruzeiros (o equivalente ao salário de 180 funcionários da Tupi). Um túnel de 150 metros de profundidade ocupava dois terços do estúdio da emissora e foi pintado em cores, apesar de a transmissão ser em preto-e-branco.

A estréia foi antecedida de pequenas chamadas. Chuviscos interrompiam a programação normal, como se o canal saísse do ar, e ouvia-se uma voz cheia de ecos dizendo:
“Atenção terráqueos, estamos chegando dia 12″
Uma inovação para a época!

Outra chamada anunciava:
“Atenção seres da terra! Verúnia chamando! A hora está próxima! Vamos, juntos, salvar a Terra! Viemos em paz!”

fonte: o livro Nossa Próxima Atração, o Interprograma no Canal 3, de Mário Fannucchi

Seres extra-terrestres voltariam à televisão brasileira na novela Os Estranhos, de Ivani Ribeiro, produzida pela TV Excelsior em 1969.

Veja também

  • facaonegro

Falcão Negro

  • confissoesdepenelope_foto

Confissões de Penélope

  • tupi60

A de Amor


Viewing all articles
Browse latest Browse all 295