
Sinopse
Sete homens e cinco mulheres são selecionados para viver a experiência de um reality show nada convencional: três meses de confinamento em um presídio desativado no coração da Floresta Amazônica, valendo um prêmio de R$ 2 milhões ao vencedor. A escolha de cada participante não foi aleatória. Ao contrário, os doze possuem algo em comum: todos já cometeram um crime na vida. Assim que o programa vai ao ar, o apresentador Pedro Bial dita as rígidas regras do jogo e expõe ao público – e aos próprios participantes – um pouco da história de cada um. Basta isso acontecer para que o clima de desconfiança entre o grupo brote imediamente e denuncie que aquela convivência não será nada fácil. São eles:
- Bruna (Mariana Ximenes): enfermeira, 34 anos, bonita, vaidosa e extremamente solidária. Trabalhava num grande hospital, cuidando de pacientes terminais, mas foi demitida.
- Sabrina Toledo (Cléo Pires): psicóloga, 27 anos, filha de um grande empresário. Foi sequestrada no passado e passou quatro meses em cativeiro.
- Sérgio (Erom Cordeiro): 35 anos, confiante e com espírito de liderança. Pertenceu aos quadros da PM, mas foi afastado por causa de um crime que sustenta não ter cometido.
- Luisão (Bruno Belarmino): 34 anos, ex-lutador de MMA. Silencioso e bruto, vive atormentado por uma culpa antiga, e hoje, afastado do ringue, se dedica a domar a raiva e violência que lhe são características.
- Nando (Nicolas Trevijano): 40 anos, ex-padre. Homem excessivamente vaidoso, que dedicou vinte anos de sua vida à igreja. Foi afastado injustamente, segundo ele. Mas ainda se considera um padre diante de Deus.
- José Augusto (Ademir Emboava): 40 anos, economista. Ligou-se a políticos, passando a atuar nos bastidores como “arrecadador” de fundos para as campanhas de um partido.
- Janette (Maria Clara Spinelli): 38 anos. Nasceu miserável, viveu uma infância de privações em companhia do pai, um alcoólatra violento que não a aceitava. Fugiu de casa e hoje é dona de uma rede de salões de beleza.
- Artur (Rui Ricardo Diaz): 33 anos, ex-jogador de futebol. Conhecido em seus tempos de glória como “Rei Artur”, ele ainda acredita estar em atividade.
- Diana (Fabiana Gugli): 40 anos, do lar. Viveu um plácido casamento com um professor, mas, um dia, seu marido adoeceu e definhou em pouquíssimo tempo.
- Cecília Damasceno (Vânia de Britto): 48 anos. Chegou a pertencer ao jet set carioca, sendo atriz coadjuvante em algumas novelas e fez também comerciais. Após a morte do filho e o fim de seu casamento, beira à miséria.
- Dr. Timóteo (Mário César Camargo): 67 anos, o mais velho dos participantes, médico reformado do Exército. Reservado, é um homem de poucas palavras e de traços autoritários .
- Dante (Ravel Andrade): 20 anos, o mais jovem dos participantes, adepto de seitas satânicas. É pálido, cabelos compridos, ar de roqueiro e tem o corpo cheio de tatuagens.
Feitas as honras da casa, o jogadores já são submetidos a uma prova de liderança que exige o limite de suas capacidades físicas e mentais. Todo o esforço é necessário naquele momento, afinal, somente o vencedor possui privilégios. Mas a oportunidade de reconstruir suas vidas através de um programa de televisão se torna um verdadeiro pesadelo a partir do momento em que situações bizarras começam a acontecer dentro da penitenciária.
MARIANA XIMENES – Bruna
CLÉO PIRES – Sabrina Toledo
EROM CORDEIRO – Sérgio
BRUNO BELARMINO – Luisão
NICOLAS TREVIJANO – Nando
ADEMIR EMBOAVA – José Augusto
MARIA CLARA SPINELLI – Janette
RUI RICARDO DIAZ – Artur
FABIANA GUGLI – Diana
VÂNIA DE BRITTO – Cecília Damasceno
MÁRIO CÉSAR CAMARGO – Dr. Timóteo
RAVEL ANDRADE – Dante
MÁRCIO FECHER – Nonato / Baal
ROSANNA VIEGA – Jussara
e
PEDRO BIAL como ele mesmo
O diretor José Alvarenga Jr. reforça a ideia de que Supermax é uma série inovadora e que transita por diversos gêneros além do suspense.
“Tem uma parte de thriller policial muito forte. Tem uma parte do horror, na qual os participantes mostram uma desumanidade inesperada. Assim como também tem romance”, disse em entrevista. Ele revelou ter recebido carta branca da emissora para “pirar nas ideias”.
“Ficamos livres para imaginar. A gente saiu do nosso meio comum e isso foi um grande exercício de imaginação. Não abrimos mão de nada. Foi gravado tudo o que foi escrito.”
Filmes e séries americanas de terror e fantasia também serviram de inspiração. Entre os roteiristas, gente de cinema e literatura, como Carolina Kotscho (do filme 2 Filhos de Francisco), Raphael Draccon (autor da trilogia literária de fantasia Dragões de Éter), Fernando Bonassi (do romance Luxúria), Braulio Mantovani (do filme Cidade de Deus) e Denisson Ramalho (especialista em filmes de terror).
“O formato de confinamento se encaixou perfeitamente na ideia da série”, explicou Fernando Bonassi, um dos criadores.
A partir do momento que o formato foi definido, uma pergunta inevitável veio à mente: “E se o Pedro Bial fosse o apresentador?”.
Alvarenga relembrou: “Não foi nada combinado e nem planejado. Aquela ideia maluca surgiu, eu decidi arriscar e ele topou. Sem dúvidas, foi um ganho.”
Supermax tem uma versão internacional produzida pela Globo. A série, dirigida pelo argentino Daniel Burman, foi a primeira produção da emissora para o mercado estrangeiro. A princípio, México (TV Azteca), Argentina (TVP), Espanha (Mediaset Espanã) e Uruguai (Teledoce) exibirão a história. Laura Neiva e Felipe Hintze são os atores brasileiros escalados para a produção, que também conta o espanhol Santiago Segura, o uruguaio César Troncoso, o cubano Rubén Cortada, o mexicano Alejandro Camacho e os argentinos Nicolaz Goldschimidt, Guillermo Pfenning, Laura Novoa, Alexia Moyano, Juan Pablo Geretto, Antonio Birabent e Cecilia Roth (musa do cineasta espanhol Pedro Almodóvar).
Mesmo sendo cenográfico, o presídio que ambienta a trama (tanto a nacional quanto a internacional) possui espaços reais e tecnológicos. A estrutura de três andares e 800m² foi erguida dentro de uma tenda de onze metros de altura, em uma das cidades cenográficas dos Estúdios Globo. O espaço comporta doze celas com portas automáticas, que oferecem cama e vaso sanitário para cada participante. Além disso, refeitório, cozinha e sala de TV são acessados através da grandiosa escada localizada na área comum.
“O cenário tem nove metros de altura, e um estúdio não comportaria isso. A tenda foi feita especialmente para a gente, com um piso cimentado. O único espaço que é um cenário é o quarto do pânico, que tem um espelho espião. O resto é todo de verdade, até a cozinha, com tudo funcionando”, explicou o cenógrafo Cláudio Domingos.
Para não perder nenhum detalhe e entrar de vez no clima do reality, onze câmeras foram espalhadas pelo cenário, sendo cinco vindas do Big Brother Brasil. Inclusive, os operadores dos aparelhos também foram “importados” do BBB.
Outro integrante que fez toda a diferença na equipe foi o francês Eric Catelan, especializado em steadicam (câmera que fica acoplada ao corpo do operador).
“Trabalhamos no limite da câmera, com pouca luz, aproveitando a sensibilidade do equipamento para evidenciar a atmosfera do espaço”, explicou o diretor de fotografia André Faccioli.
A Globo não esperou acabar a novela Haja Coração para estrear Supermax. Assim, num caso raro na emissora, atores das duas produções serão visto no mesmo tempo. No caso, as atrizes Mariana Ximenes e Cléo Pires.