Quantcast
Channel: Nilson Xavier – Teledramaturgia
Viewing all articles
Browse latest Browse all 295

Sol Nascente

$
0
0

Sinopse

Muito diferentes no jeito de ser e no modo de encarar a vida, Mário (Bruno Gagliasso) e Alice (Giovanna Antonelli) cresceram juntos, já que suas famílias sempre foram bem próximas. Uma amizade que começou há mais de cinquenta anos entre o japonês Kazuo Tanaka (Luis Melo), pai de criação de Alice, e os italianos Gaetano De Angeli (Francisco Cuoco) e Geppina (Aracy Balabanian), pais de Vittorio (Marcello Novaes) e avós de Mário, Milena (Giovanna Lancellotti), e Peppino (João Côrtes). Apesar das diferenças culturais, os dois clãs se ajudaram muito na chegada ao Brasil e ao longo da vida que estabeleceram na fictícia Arraial do Sol Nascente, sofisticada cidade turística cercada por praias paradisíacas e impregnada de música, juventude, diversão e muito romance.

Enquanto Alice se tornou uma mulher objetiva e racional, Mário ainda carrega a imaturidade dos tempos da adolescência. Mas a amizade sempre foi sólida apesar da diferença de idade, e a parceria dos dois só aumentou ao longo dos anos. Tudo muda ao saber que o “Sargento Sardinha” – forma carinhosa como Mário trata a filha do japonês – vai se afastar por dois anos para estudar no Japão. Mário percebe um sentimento antes desconhecido, uma inesperada paixão por sua amiga de infância. E para conquistar a mulher que descobre ter sempre amado, ele terá que mudar.

A segurança emocional que Alice tanto valoriza, ela acaba encontrando na figura do manipulador César (Rafael Cardoso). O rapaz que só pensa em se dar bem na vida, custe o que custar, vê em Alice o alvo perfeito. Os dois começam um relacionamento ainda durante os anos de estudo no Japão. Alice acaba se encantando pelo jeito atencioso, determinado e maduro como ele se apresenta. Quando voltam da temporada fora do Brasil, César decide se mudar para Arraial, junto com a avó, dona Sinhá (Laura Cardoso). Seu objetivo é claro: conquistar Alice e a empresa de pescados da família.

Globo – 18h
estreia: 29 de agosto de 2016

novela de Walther Negrão, Júlio Fischer e Suzana Pires
colaboração de Jackie Vellego e Fausto Galvão
direção de Marcelo Travesso e João Bothauser
direção geral de Leonardo Nogueira e Marcelo Travesso
direção artística de Leonardo Nogueira

Novela anterior no horário
Eta Mundo Bom!

BRUNO GAGLIASSO – Mário
GIOVANNA ANTONELLI – Alice
RAFAEL CARDOSO – César
LUÍS MELLO – Kazuo Tanaka
FRANCISCO CUOCO – Gaetano de Angeli
ARACY BALABANIAN – Geppina
LAURA CARDOSO – Dona Sinhá
MARCELLO NOVAES – Vittório
CLÁUDIA OHANA – Loretta
HENRI CASTELLI – Ralf Tattoo
LETÍCIA SPILLER – Lenita
MARCELO FARIA – Felipe
GIOVANNA LANCELOTTI – Milena
JOÃO CÔRTES – Peppino
MIWA YNAGIZAWA – Mieko
CAROLINA NAKAMURA – Hirô (Hiromi)
JACQUELINE SATO – Yumi
PAULO CHUN – Hideo
EMÍLIO ORCIOLLO – Damasceno
LUMA COSTA – Elisa
VAL PERRÉ – Quirino
TATIANA TIBÚRCIO – Chica
CINARA LEAL – Vanda
JULIANA ALVES – Dora
ÉRIKA JANUZA – Júlia
MARCELLO MELO JR. – Tiago
MÁRCIO KIELING – Bernardo
RENATA DOMINGUEZ – Sirlene
PABLO MORAES – Nuno
MARIA JOANA – Carol
ANNA LIMA – Paula
JEAN-PIÉRRE NOHER – Patrick
SILVIA BANDEIRA – Ana Clara
FLÁVIA GUEDES – Kika
CAROLINE VERBAN – Ciça
ROBERTA PIRAGIBE – Nanda
RICK GARCIA – Pescoço
FELIPE MAGO – Wagner
o menino LUCAS SAPUCAHY – Cauã
e
KAROLINA ALBERTASSI – Rosário (mãe de Alice)

Amizade e relações familiares são o fio condutor da trama escrita por Walther Negrão, Suzana Pires e Júlio Fischer.
Negrão explicou: “A partir desse mote, pensamos na força que poderia ter uma amizade entre duas famílias de origens e formações culturais tão diametralmente distintas como a italiana e a japonesa. Uma vez determinado esse eixo temático, passamos a criar nossa trama central, a história de amor de Mário e Alice, amigos de infância que cresceram juntos, oriundos, ambos, do seio dessas duas famílias que são os pilares de nossa história. E a grande questão que esse casal vai trazer para o espectador é: pode uma grande amizade se transformar num grande amor?”

Sobre as referências para construir a história, falou Júlio Fischer:
“Filmes da grande era do cinema italiano que surge no pós-guerra, as comédias românticas da dupla Katharine Hepburn e Spencer Tracy e, do lado japonês, a obra sensível e profundamente humana de cineastas como Mizoguchi e Yasujiro Ozu. A essas referências se juntaram outras tantas, da cultura pop, uma vez que a novela traz também o universo da praia, do motociclismo e do moderno.

Suzana Pires contou o que o público pode esperar de Sol Nascente:
“Um entretenimento que transportará o espectador para um cenário extremamente atraente, a cidade praiana de Arraial do Sol Nascente – um lugar sofisticado e banhado por praias paradisíacas, onde vivem personagens cujas histórias e embates cotidianos vão espelhar situações vividas no dia a dia de muitas famílias de nossos espectadores que, certamente vão se reconhecer em várias situações da trama.”

Diferentes culturas, sabores e estilos. Italianos, japoneses, uma comunidade de pescadoras, tatuadores, roqueiros, surfistas, motociclistas. Todos esses tipos se encontram na fictícia Arraial de Sol Nascente, cenário da novela, proporcionando às equipes de cenografia e produção de arte um universo rico em diversidade e detalhes.

“Muitos objetos coloridos compõem o cenário do núcleo italiano, que é alto astral e acolhedor”, explicou a produtora de arte Nininha Médicis. E, nas paredes da casa, fotos antigas de família e pratos temáticos coloridos. As cores ocre e mostarda serão predominantes neste núcleo. Também a presença de uma padaria artesanal de verdade, a Pane Madre, especialidade da família italiana.

Para a casa de Tanaka (Luis Melo), o patriarca da família japonesa, o clima minimalista dá o tom do cenário. O diferencial é a mescla de elementos e objetos das culturas brasileira e japonesa.
“Tanaka trouxe a alma japonesa para o Brasil e se adaptou também ao país. Ainda cultiva a serenidade, o jeito metódico e detalhista. E essa harmonia está presente também em sua casa”, explicou o cenógrafo Gilson Santos. Uma das novidades é a utilização de bambu na casa. Foram utilizados 3 mil bambus tratados para fazer a cerca da casa e 60 palmeiras tipo jerivá para compor o ambiente. Linear e com um lago de carpas e espaço para meditação, o lugar também tem um anexo que é o ateliê de Yumi (Jacqueline Sato), a artista plástica na história.

O Rota 94 é o bar gerenciado por Lenita (Letícia Spiller), que reúne ainda o estúdio de tatuagem de seu irmão, Ralf Tattoo (Henri Castelli), e um palco para apresentações musicais. Lenita, inclusive, solta a voz cantando clássicos do rock por lá. Ponto de encontro de jovens e moradores da cidade, o Rota 94 mescla uma estrutura de demolição com a modernidade da decoração inspirada nos bares temáticos americanos de motociclistas.

Para as caiçaras, o grupo de mulheres negras liderado por Chica (Tatiana Tibúrcio), foram confeccionadas várias redes e cestos que auxiliam na pesca em cena. As atrizes também aprenderam a caçar caranguejos e treinaram o movimento de jogar a rede corretamente no mar para pescar.
“Como elas se sustentam através da pesca artesanal, é importante termos elementos que retratam essa realidade do grupo”, explicou Nininha Médicis.

Como o Arraial do Sol Nascente é um balneário turístico com praias paradisíacas, reúne também muitos jovens praticantes de esportes. Tanto que foram confeccionadas quatro pranchas de stand up padle especialmente para as personagens das irmãs Yumi (Jacqueline Sato) e Hirô (Carolina Nakamura). A de Yumi tem estampas exclusivas florais e a de Hirô, formas geométricas com listras e bolas. Dois caiaques e doze pranchas de surfe também são usados nas gravações.

As gravações de Sol Nascente começaram na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Ilha Grande, Arraial do Cabo e Búzios foram as locações escolhidas, envolvendo cerca de cem profissionais, entre elenco, direção, produção e figurantes. Em vinte dias de viagem, as Lagoas Verde e Azul, além das praias do Pontal, em Arraial do Cabo, do Forno, Azeda e Azedinha, Foca, Brava, Manguinhos e Tucuns, em Búzios, serviram de cenário para as primeiras cenas da novela. Dois caminhões com figurinos, dois caiaques, doze pranchas de surfe, quatro de stand up paddle, sete motos, redes e cestos de pesca foram levados para a região.

Em seguida, três caminhões repletos de material de cenografia, figurino e arte partiram do Rio rumo à capital paulista, mobilizando uma equipe de sessenta pessoas entre produção, elenco e figuração. A Avenida Paulista, o Masp, o Museu da Imigração, o bairro do Bixiga e ruas do centro foram algumas das locações escolhidas. A produção também viajou para Guararema, no interior de São Paulo, para captar imagens e fazer gravações.

Ralf, o tatuador vivido por Henri Castelli, vai ostentar nada menos que 22 tattoos espalhadas pelo corpo.
“O processo de aplicação das tatuagens leva cerca de três horas e os desenhos chegam a permanecer por cinco a sete dias no corpo”, explicou a caracterizadora Gilvete Santos, que utiliza uma película de silicone e caneta própria para tatuagem para fixar os desenhos.
Outros personagens tatuados são Lenita (Leticia Spiller), Felipe (Marcelo Faria), e Mário (Bruno Gagliasso).
Bruno Gagliasso, inclusive, assume na novela todas as suas verdadeiras tattoos. Seu personagem adota o estilo despojado. “Ele é o nosso James Dean”, definiu a figurinista Labibe Simão. Jeans, camisetas, coturnos, jaqueta de couro e acessórios como pulseiras e anéis dão o tom do personagem que também é motociclista.

Tema de Abertura: MINHA FELICIDADE – Roberta Campos

Quero ver o sol nascer
De novo aqui pra despertar
Tudo aquilo que senti
Guardei por nós nesse lugar

Você é um pedaço em mim
Eu quero viver em teus braços pra sempre
Pra sempre

Lembra aquele tempo, amor?
Onde a gente se encontrou
Foi ali que começou minha felicidade

Lembra aquele beijo, amor?
Quando a gente se encontrou
Foi assim que começou minha felicidade

Eu, você, o sol, o mar
E mais de mil paisagens pra testemunhar
Que eu seguiria muito bem a vida inteira
Sem me preocupar com a felicidade

Toda paisagem fica cinza sem você
Qualquer declaração de amor tão sem por que
Hoje é por isso que agradeço ao céu
Estar com você, estar com você
Hoje é por isso que agradeço ao céu
A felicidade…

Veja também

  • comoumaonda_logo

Como uma Onda

  • desejoproibido_logo

Desejo Proibido

  • araguaia_logo

Araguaia

  • flordocaribe_logo

Flor do Caribe


Viewing all articles
Browse latest Browse all 295