
Aguinaldo Ferreira da Silva nasceu em 7 de junho de 1943, em Carpina, Pernambuco. Jornalista com passagem, entre outros, pelo jornal O Globo e editor do jornal alternativo Lampião da Esquina. Autor de mais de 15 livros publicados.
Aguinaldo chegou à TV em 1979, como um dos roteiristas da série Plantão de Polícia, destacando-se na discussão de problemas brasileiros ligados à marginalidade, principalmente no choque entre polícia e bandido. Essa cancha o levou a assinar (com Doc Comparato) a minissérie Bandidos da Falange, em 1983, um aprimorado trabalho sobre a violência na Grande Rio.
Alcançou projeção nacional ao escrever os capítulos de muita audiência de Roque Santeiro, de Dias Gomes, entre 1985 e 1986. Foi coautor de Gilberto Braga em Vale Tudo, em 1988. Em 1989, adaptou o romance “Tieta do Agreste”, de Jorge Amado, com grande êxito. Atravessou os anos 1990 seguindo a linha de novelas regionais com tipos marcantes e realismo fantástico – fórmula do sucesso de Roque Santeiro e Tieta.
A partir dos anos 2000, retornou ao drama urbano, tendo Senhora do Destino como um de seus maiores êxitos. Em 2015, foi premiado com um Emmy Internacional pela novela Império. Depois de mais de 40 anos de serviços prestados à TV Globo, deixou a emissora, no início de 2020. Em 2024, publicou seu livro de memórias.
Para ler: “Meu Passado Me Perdoa – Memórias de uma Vida Novelesca“, Aguinaldo Silva.