Quantcast
Channel: Nilson Xavier – Teledramaturgia
Viewing all articles
Browse latest Browse all 295

Os Dias Eram Assim

$
0
0

Sinopse

Rio de Janeiro, 1970. Renato Reis (Renato Góes) é um jovem médico, ético, idealista e apaixonado pelo trabalho. Salvar vidas é sua grande paixão. Ele conhece e se apaixona por Alice (Sophie Charlotte), garota rica, mas questionadora e libertária. O amor pela moça será mais forte do que a raiva que sente pelo pai dela, Arnaldo Sampaio Pereira (Antônio Calloni), um rico empreiteiro que financia um grupamento especial que persegue opositores da ditadura. Arnaldo está por trás da perseguição a Gustavo (Gabriel Leone), irmão de Renato, procurado por envolver-se na resistência à ditadura.

Renato é vítima de um plano armado por Vitor Dumonte (Daniel de Oliveira), o possessivo namorado de Alice, braço direito de Arnaldo. Ele consegue fugir para o Chile, acreditando que Alice o esqueceu ao descobrir que ela se casou com Vitor pouco tempo após sua partida. Alice, por sua vez, acredita que Renato está morto. No Chile, Renato se envolve com a médica Rimena (Maria Casadevall) e tem com ela um filho, Valentim. Os anos passam. Na década de 1980, de volta ao Brasil após a anistia política, Renato vai reencontrar seu grande amor, Alice. Cada qual com sua família.

Separados no auge da paixão de uma forma muito traumática, Renato e Alice nunca se esqueceram um do outro. O tempo e a distância amenizou o sofrimento e deixou aquele sentimento adormecido. Quando se reencontram e descobrem o que realmente os separou, o amor volta a falar alto e a chama reacende.

Globo – 23h
estreia: 17 de abril de 2017
87 capítulos

supersérie de Ângela Chaves e Alessandra Poggi
escrita com Guilherme Vasconcelos e Mariana Torres
direção de Walter Carvalho, Isabella Teixeira e Cadu França
direção geral de Carlos Araújo e Gustavo Fernandez
direção artística de Carlos Araújo

Novela anterior no horário
Liberdade Liberdade

RENATO GÓES – Renato Reis
SOPHIE CHARLOTTE – Alice Sampaio Pereira
DANIEL DE OLIVEIRA – Vítor Dumonte
MARIA CASADEVALL – Rimena Garcia
ANTÔNIO CALLONI – Arnaldo Sampaio Pereira
NATÁLIA DO VALLE – Kiki
CÁSSIA KISS – Vera
GABRIEL LEONE – Gustavo
MARCOS PALMEIRA – Toni
LETÍCIA SPILLER – Monique
SUSANA VIEIRA – Cora
MARCO RICCA – Olavo Amaral
CAIO BLAT – Túlio Menezes
CARLA SALLE – Maria
MAURÍCIO DESTRI – León
JÚLIA DALAVIA – Fernanda
BÁRBARA REIS – Cátia
BUKASSA KABENGELE – Josias Andrade
MARIANA LIMA – Natália
NANDO RODRIGUES – Hugo Cabral
ANDRÉ GAROLLI – Padre Nuno
ALFREDO CASTRO – Hernando
CYRIA COENTRO – Laura
LUÍS FELIPE MELO – Valentim
ISABELA KOPPEL – Gabriela
RICARDO BLAT – Sandoval Freitas
FELIPE SIMAS – Caíque
PEDRO PUPAK – Lucas
KONSTANTINOS SARRIS – Rudá
KIRIA MALHEIROS – Esperança
ANA MIRANDA – Dalva
IZAK DAHORA – Domingos
JULIANA ARAÚJO – Ive Batista
MÁRIO MENDES – Jeremias Vidal
MAUREEN MIRANDA – Dolores Santana
MARIA ASSUNÇÃO – Socorro das Neves
ROSE ABDALLAH
LUCA DE CASTRO
THALES COUTINHO
as crianças
LETÍCIA BRAGA – Fernanda
MATHEUS DANTAS – Valentim
MARIA CAROLINA BASÍLIO – Gabriela
ALEXANDRE COLMAN – Caíque
XANDE VALOIS – Lucas
BERNARDO VELASCO – Rudá
MANU PAPERA – Esperança
PEDRO CHAGAS – Domingos
e
JÚLIO MACHADO

Pela primeira vez a Globo chama sua “novela das onze da noite” de “supersérie”, marcando um novo patamar para as produções do horário, com um acabamento artístico ainda melhor, e também visando o mercado internacional.

Estreantes como autoras titulares, Ângela Chaves e Alessandra Poggi têm uma longa trajetória como roteiristas na Globo. Ângela começou na emissora compondo a equipe do Você Decide (1997). Colaborou com Gilberto Braga em Celebridade (2003-2004), e com Manoel Carlos nas novelas Páginas da Vida (2006), Viver a Vida (2009) e Em Família (2014). Foi também coautora da minissérie Maysa – Quando Fala ao Coração (2008). Alessandra está na Globo desde 2000, onde começou no programa Gente Inocente. Escreveu várias temporadas como colaboradora de Malhação (de 2003 a 2010), de onde saiu para integrar a equipe de Miguel Falabella na novela Aquele Beijo (2011), e nas séries Pé na Cova (2013 a 2016) e Sexo e as Negas (2014).

O título Os Dias Eram Assim é um verso da música Aos Nossos Filhos, o tema de abertura da supersérie, canção de Ivan Lins eternizada na voz de Elis Regina. A novidade é que a música na abertura é interpretada pelos protagonistas, Sophie Charlotte, Renato Góes, Gabriel Leone, Daniel de Oliveira e Maria Casadevall. A ideia do diretor artístico, Carlos Araújo, saiu do papel apoiada pela parceria com os produtores musicais, Victor Pozas e Eduardo Queiroz.

A supersérie começou a ser gravada em janeiro, em Chiloé, arquipélago ao sul do Chile. O destino foi escolhido para ambientar as cenas do exílio de Renato (Renato Góes) porque foi também o destino de muitos exilados brasileiros durante os Anos de Chumbo. Durante duas semanas, parte do elenco gravou cenas de seus personagens em Castro, principal ilha do arquipélago, além de outras localidades da região, acessíveis apenas por balsas, como a pequena Lemuy. Uma igreja em San Juan, tombada pelo patrimônio histórico, ambientou o casamento de Renato (Renato Góes) e Rimena (Maria Casadevall). No lago Huillinco, foi recriada uma minga, uma espécie de trabalho comunitário para o transporte aquático das casas costaneiras. O curanto, um assado com frutos do mar e carnes variadas, feito na terra, é outra tradição da cultura chilote que aparece na produção.

Antes de viajar ao Chile para gravar as cenas do exílio de seu personagem, que é médico, Renato Góes fez visitas à sede dos Médicos Sem Fronteiras, no Rio. O objetivo era entrar em contato com a complexidade do trabalho desses profissionais. Para Sophie Charlotte, que vive uma fotógrafa, o trabalho com a fotógrafa carioca Gabriela Carrera, que vem acompanhando a atriz nos bastidores da produção, é contínuo. Carrera assina as fotografias que a atriz fez na ficção.

Pequenos prédios residenciais, comércios e outros edifícios históricos em ruas de bairros como Glória, Catete, Santa Teresa, Urca e Centro concentraram os trabalhos para mostrar o Rio de Janeiro das décadas de 1970 e 1980.

Na Copacabana erguida nos Estúdios Globo, há três destaques: a livraria Egalité, de Vera (Cássia Kiss); a vila de casas onde mora a família Reis; e o centro cultural multidisciplinar, point que reunirá o núcleo da contracultura em um segundo momento da supersérie.

Fugir do clichê dos anos 70 e 80 – esse foi o conceito seguido pela equipe de figurino e caracterização. Os figurinistas Marília Carneiro e Renaldo Machado e o caracterizador Rubens Libório optaram por criar visuais que façam referência às décadas nas quais a trama se passa, mas que não sublinhe de forma definitiva o período. Isso se dá, sobretudo, com a mescla de peças garimpadas em brechós com outras contemporâneas.
“É uma interpretação menos lúdica da moda da época”, sintetizou Marília, responsável pelo figurino de outras duas produções clássicas passadas no mesmo período histórico: Dancin’ Days (1978) e Anos Rebeldes (1992).

Histórias de amor em tempos de Anos Chumbo também foram retratados na minissérie Anos Rebeldes (1992) e na novela Amor e Revolução (SBT, 2011).

AOS NOSSOS FILHOS – Sophie Charlotte, Renato Góes, Gabriel Leone, Daniel de Oliveira e Maria Casadevall
DEUS LHE PAGUE – Chico Buarque e Elis Regina
SANGUE LATINO – Ney Latorraca
NOSSA CANÇÃO – Roberto Carlos
TEMPO PERDIDO – Tiago Iorc
COMO VAI VOCÊ – Johnny Hooker

Tema de abertura: AOS NOSSOS FILHOS – Sophie Charlotte, Renato Góes, Gabriel Leone, Daniel de Oliveira e Maria Casadevall

Perdoem a cara amarrada
Perdoem a falta de abraço
Perdoem a falta de espaço
Os dias eram assim

Perdoem por tantos perigos
Perdoem a falta de abrigo
Perdoem a falta de amigos
Os dias eram assim

Perdoem a falta de folhas
Perdoem a falta de ar
Perdoem a falta de escolha
Os dias eram assim

E quando passarem a limpo
E quando cortarem os laços
E quando soltarem os cintos
Façam a festa por mim

E quando largarem a mágoa
E quando lavarem a alma
E quando lavarem a água
Lavem os olhos por mim

Quando brotarem as flores
Quando crescerem as matas
Quando colherem os frutos
Digam o gosto pra mim

Digam o gosto pra mim…

Veja também

  • liberdade_liberdade

Liberdade Liberdade

  • verdadessecretas_logo

Verdades Secretas

  • astro2011_logo

O Astro (2011)

  • gabriela2012_logo

Gabriela (2012)


Viewing all articles
Browse latest Browse all 295